DESTAQUE

- - - Reunião de partilha de Pais no dia 6/9 - - - Formação "Qualificar para Intervir" com Curso de "Direito à Igualdade e Não Discriminação" 2/9

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Entrevista a David Amaral


Tradução de parte da entrevista com o Dr. David Amaral que é o Director e investigador do MIND Institute da Unversidade da Califórnia.

Quão próximos estamos a encontrar a causa do autismo?

Bom, eu penso que estamos perto de encontrar várias causas para o autismo. Mas não penso que se vá encontrar uma única causa. Tudo o que sabemos sobre o autismo é que há vários genes que conferem risco. As crianças têm vários problemas de co-morbidade. E tudo o que sabemos parece ser que estes são uma infinidade de distúrbios tudo sob o guarda-chuva que chamamos de perturbações do espectro do autismo.

Qual é o seu melhor palpite científico de onde a pista principal será encontrada?

Acho que há muitos caminhos paralelos que as pessoas estão percorrendo no momento. Alguns, creio eu, tem mais tração do que outros. É claro que há 30 anos não se conhecia nenhuns genes que conferissem risco de autismo. Agora, sabemos que há pelo menos 20 ou mais que parecem estar associados ao autismo.
O interessante, porém, é que qualquer gene em particular que você pode achar que está relacionado ao autismo, está apenas relacionada com cerca de 1 a 2 por cento dos casos de autismo. Então eu penso que o que fica agora claro é que não vai haver um gene único do autismo. Mas há muitos, muitos.
E a razão porque isto é interessante é porque que está a haver agora uma corrida. Tentando descobrir se todos os genes, em conjunto, fazem sentido. Se eles estão nalgum caminho que leva, por exemplo, à comunicação de informações nas sinapses no cérebro. Se todos eles afectam a transmissão de informações, então nós diríamos: "Bom, realmente não importa quais desses genes estão envolvidos. Mas todos eles estão prejudicando alguma capacidade do cérebro para processar a informação." Nós não estamos lá ainda. Mas eu acho que está ficando emocionante. Porque as pessoas estão começando a olhar, em vez de um único gene de cada vez, para redes de genes. Assim, a genética é muito importante.
Mas eu acho que o que está claro é que há - um ressurgimento da idéia de que o sistema imunológico também pode estar envolvidos em crianças com autismo. Mas num subconjunto. Encontramos, aqui no MIND Institute, o trabalho do Dr. Judy Van de Water, em que cerca de 12-14 por cento das mulheres que têm filhos com autismo têm anticorpos peculiares que são direcionadas para o sangue. E ela está investigando a possibilidade de que os anticorpos, que circulam durante a vida fetal, de alguma forma interagem com o cérebro em desenvolvimento e que pode ser um caminho para o autismo.
Temos outras pessoas aqui que estão olhando para os fatores ambientais. E, novamente, não encontramos uma arma fumegante; um único fator ambiental que causa sobre o autismo e outra vez. Mas acho que há evidências de que há um monte de coisas no ambiente que pode aumentar o risco.
Portanto, neste ponto, eu acho que nós estamos olhando para a genética. Nós estamos olhando para o sistema imunológico. Nós estamos olhando para os fatores ambientais. Nem um único desses vai ser a resposta. Mas há mais evidências sugerindo que todos eles podem contribuir de alguma forma complexa.


Algumas pessoas no campo dizem que tanta ênfase e financiamento foi colocado em encontrar um caminho genético. Que, olhando para o ambiente a comparação era relativamente pobre. Você se sente assim?
 
Bom, eu acho que esse foi o caso há aproximadamente 10 anos.

Eu estava envolvido na primeira tentativa do Instituto Nacional de Saúde (NIH) para desenvolver um plano estratégico. Era chamado de "The Matrix". E saiu em 2003. E não havia muito sobre o ambiente nesse plano estratégico.
Mas ao longo dos sucessivos anos, ficou mais claro que, em primeiro lugar, a genética não era a única resposta. Outra coisa mais devia acontecer. E houve uma crescente evidência de um número de epidemiologistas mostrando que há fatores ambientais que parecem estar conferindo o risco. Que as pessoas estão tomando o ambiente muito mais a sério agora.
E na iteração mais recente dos planos estratégicos da NIH, o ambiente está perto do topo da agenda, onde deveríamos estar colocando alguma ênfase. Então eu acho que, transitoriamente, um tempo atrás, o ambiente não foi considerado. Mas agora é.


Você mencionou numa palestra em San Diego, que não se pode compreender os genes isoladamente. Você disse que existem muitos caminhos pelos quais factores ambientais podem exercer consequências principais do autismo. Como, quais caminhos?


Por exemplo, digamos que alguns dos genes que poderiam ter impacto no autismo são genes que configuram o nosso sistema imunológico ou permitem que o nosso sistema imunológico funcione adequadamente. Bem, se você fosse ter um filho que tivesse esse gene e ele não entrasse em contato com algo no ambiente que poderia desafiar o sistema imunológico, nunca poderia produzir autismo.
Mas dado isto, o nosso ambiente é incrivel e cada vez mais complexo. E que o sistema imunológico enfrenta, na verdade, cada vez mais desafios. Tanto pelos produtos químicos que nós estamos colocando para o ambiente como os que estamos criando. Bem coisas como pesticidas e outros.
E pode ser que os genes que estavam com defeitos ou afectados, levando a uma função alterada do sistema imunitário, estejam agora realmente passando por mais desafios no nosso ambiente. E isso pode ser uma das razões porque estamos assistindo um aumento no autismo.
Então, novamente, isto não é a resposta completa. Mas isso é uma interação genes-e-ambiente. O problema genético está lá. Mas o problema genético, isoladamente, não poderia causar autismo. Tem que ser o problema genético e, em seguida, sendo provocado por algo no meio ambiente.

Qual é a sua posição hoje sobre vacinas e autismo?



 Eu acho que é bastante claro que, em geral, as vacinas não são as culpadas. Tem havido provas epidimiológicas suficientes que mostram que se você olhar para as crianças que recebem as vacinas normais na infância, por alguma razão, têm um risco menor de ter autismo do que as crianças que não estão imunizadas
E assim, sabe, eu acho que provavelmente é um desperdício de esforço neste momento tentar entender as vacinas como a principal culpada, ou uma das principais causas de autismo. Não quer dizer, no entanto, que haja um pequeno subconjunto de crianças que podem ser particularmente vulneráveis às vacinas.
E no seu caso, tomar as vacinas, ou alguma vacina em particular, especialmente em certos tipos de situações - se a criança estava doente, se a criança teve uma pré-condição como um defeito mitocondrial, a vacinação das crianças pode realmente ser o fator ambiental que os leva para os limites do autismo. E eu acho que é extremamente importante tentar descobrir, se houver, vulnerabilidades num pequeno subgrupo de crianças que pode colocá-los em risco ao tomar certas vacinas.

Entrevista  Completa AQUI 

Sem comentários: